27 set 2012

A Fonte da Juventude: ela pode estar no seu prato



 

Perguntaram à Elisabeth Taylor: “Como você deseja chegar aos 50?”.

 

Ela, com 38 anos, respondeu: “Com o rosto que tenho hoje”.

 

Longevidade – Quem de nós não gostaria de ouvir: “Você tem 60 anos? Eu não acredito! Pois bem, a indústria da beleza, aliada à alta tecnologia, tem conseguido verdadeiros feitos na área da estética. Mas, pense bem: se você pudesse cuidar, não só da parte de fora, mas, também, do interior, não o faria?
Pesquisas recentes apontam os causadores do envelhecimento precoce, bem como os aliados na luta contra eles. Vamos conhecê-los.

 


Radicais Livres – Livre-se deles!

 

Nós ouvimos muito falar sobre quão prejudiciais são os Radicais Livres. Mas, talvez, não entendamos bem como são formados e sua participação no processo de envelhecimento.

 

Imagine o funcionamento de um carro. O motor funciona a combustão, processo que se dá pela queima de combustível. Esse processo gera refugo, o Dióxido de Carbono, que não se é aproveitado depois que o combustível é consumido. Todos nós sabemos que esse gás faz mal à saúde e ao meio ambiente. Podemos comparar o nosso corpo ao automóvel; nosso combustível é o oxigênio. O refugo, ou que sobra da utilização do oxigênio, são os Radicais Livres. Eles reagem com outras moléculas do nosso corpo, causando doença e provocando o envelhecimento, ou oxidação, das células.

 

Assim como o carro precisa de um catalisador para amenizar os efeitos do Dióxido de carbono, nosso corpo precisa de aliados que reduzam a produção e a atuação dos Radicais livres. Esses aliados são os Antioxidantes.

 

Coma bem e fique jovem

 

Pessoas com a mesma idade, não raro, têm a aparência bem diferente no que diz respeito à jovialidade. Genética? Sim, tem influência. Mas nada é mais efetivo do que a alimentação na busca de uma aparência jovial. Os antioxidantes estão presentes em muitos alimentos. Mas, infelizmente, estes alimentos têm sido substituídos por comidas ricas em sódio, gordura e conservantes. O que você pode fazer para reverter essa situação e colocar a “Fonte da Juventude” no seu prato?

 

O questionário abaixo vai te ajudar:

 

1) O que encontramos em frutas e hortaliças vermelhas e de cor laranja como as cenouras e a abóbora, e os vegetais verde escuros como o espinafre, a couve, o agrião e o brócolis, batata doce, melão, manga e pimentões amarelos e vermelhos?

 

Respota: Beta caroteno. É convertido em Vitamina A. Tem propriedades antioxidantes. Segundo alguns estudos, a Vitamina A tem papel importante na prevenção de doenças cardíacas, pois pode diminuir a oxidação do colesterol ruim, o LDL.

 

2) Como os grãos integrais, cereais, leite, ovos, fígado, carnes, aves, peixes e verduras podem nos auxiliar?

 

Resposta: Possuem vitaminas do complexo B, reponsáveis pela saúde da pele.

 

3) O que encontro na laranja, limão, tangerina, acerola, kiwi, caju, pimentões e batatas?

 

Resposta: Vitamina C. Poderoso antioxidante e anticatbólico. É reposnsável pela produção de colágeno, molécula ligada à elasticidade da pele.

 

4) Qual o papel da castanha do Pará, carnes, leguminosas, peixes, frutos do mar e laticínios?

 

Resposta: Selênio. Mineral que trabalha com a vitamina E contra o envelhecimento.

 

5) Porque consumir cereais integrais, grãos, nozes, óleos vegetais, germe de trigo e abacates?

 

Resposta: Possuem vitamina E. Serve como antioxidantes para os glóbulos vermelhos e brancos.

 

6) O que encontro nas ostras, mariscos, carnes magras, frutas secas, pães e outros cereais integrais?

 

Resposta: Zinco. Auxilia na cicatrização da pele e o no processo de cura e prevenção da acne.

 

Então, quer chegar aos 60 com cara de 40?
Não é só uma coisa, mas um conjunto de coisas que torna isso possível. Não tenha pressa. Começe com o que dá prazer – comer. Mas faça isso de uma maneira que torne possível viver mais e melhor.

 

Colunista: J Max


Equipe Musculação Total



  








Tags: , , , , ,

3 Respostas para “A Fonte da Juventude: ela pode estar no seu prato”

  1. Daniela Martins diz:
  2. Puxa, muito bom mesmo!Legal que são coisas que qualquer pessoa pode fazer!

  3. Aline Costa diz:
  4. Eu sempre quis saber o que era radicais livre e hoje consegui entender.Muito bom o conteudo. Parabéns!

  5. Priscila C. de Castro diz:
  6. GOSTEI MUITO, SÃO INFORMAÇÕES VALIOSAS…

Envie um comentário