4 set 2010

BCAA: Vale a pena?



bcaa

 

Aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) estão entre os mais antigos suplementos do culturismo, e sua eficácia já está comprovada. Mas hoje não iremos falar especificamente dos benefícios deste suplemento, mas sim de seu elavado custo e de sua eficácia nas dosagens frequentemente indicadas (pelos fabricantes).

 


Primeiramente iremos analisar a dosagem necessária destes suplementos. De maneira resumida, uma pessoa espera com o uso de BCAA o aumento da síntese protéica, a quebra no efeito do catabolismo ou o auxílio na recuperação muscular (assim como propriedades anabólicas).

 

Mas qual a dosagem para atingir estes objetivos?

 

1- Aumento da síntese protéica: Pesquisas recentes apontam que algo entre 3g a 5g de leucina são suficientes para ter um aumento da síntese protéica, o que significa que com 5g de BCAA você pode ter este efeito desejado, consumindo ele 10 à 15 minutos antes de uma refeição protéica.

 

2- Quebra no efeito do catabolismo: Esta quebra pode ser antingida com algo entre a 5g e 10g antes, durante e após o treinamento.

 

3- Auxílio na recuperação muscular: Para o auxílio na recuperação muscular e com propriedades anabólicas, estudos de referência (Charles Poliquin, M. DiPasquale, Justin Harris e Eric Serrano) apontam o uso de 0,44g de BCAA por Kg de peso corporal como eficiente para bodybuilders. Com um simples cálculo verificamos que é necessária uma quantia de aproximadamente 30g para uma pessoa de 70Kg, dividida em antes, durante e depois do treinamento.

 

Conclusões

 

Sabendo agora das dosagens reais necessárias para cada objetivo, podemos chegar a conclusão que uma dosagem inferior a 5g de BCAA não possui benefício nenhum comprovado.

 

É de fácil constatação que as principais marcas disponíveis no mercado sugerem uma dosagem diária muito inferior a 5g de BCAA. E pior, o número de pessoas que seguem estas recomendações não é baixo. Mas por que determinados fabricantes agem assim? Simples, ninguém irá comprar um suplemento que dure 4 ou 5 dias. Então a idéia principal é desenvolver um produto que dure bastante tempo e que seja barato. BCAA é um excelente suplemento, porém possui um custo muito elevado, o que torna seu uso inviável para a maioria das pessoas. Para se ter uma idéia, o custo médio de 1Kg de BCAA das principais marcas ultrapassa facilmente a barreira de um salário mínimo (no Brasil). Porém a indústria dos suplementos soube contornar bem estes fatores limitantes.

 

A solução para quem dispõe de menos recursos financeiros ainda é dar uma atenção maior à alimentação. Inúmeros alimentos possuem quantidades significativas de BCAA, por um custo muito menor. Outra alternativa é usar seu próprio whey protein, que também possui um custo inferior.

 

Referências: Craw69, “Bcaa: você está usando errado”.


Equipe Musculação Total

  






Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

11 Respostas para “BCAA: Vale a pena?”

  1. Não falta BCAA na minha suplementação! Realmente é caro, não só o BCAA mas outros suplementos tbm.

  2. Caro Daniel,

    Tomas Whey?

    Se sim dá um olho na quantidade que ele possui de Valina, Leucina e Isoleucina.

    No meu, as concentrações são de aproximadamente 3g por dose e eu tomo whey 3x ao dia o que equivale a 9g de BCAA.

    Economize.

  3. EU TOMO BCAA 1G ELE VEM COM 60 CAPS E TOMO ELE 3X POR DIA 1 QUANDO VOU MALHA E 2 QUANDO TERMINO TOU FASENDO SERTO

    INFORMAÇAO NUTRICIONAL

    ELE COMTEM =L-LEUCINA 1235MG
    L-VALINA 882MG
    L-ISOLEUCINA 882MG

  4. Realmente, BCAA é muito bom para anabolismo e anti-catabolismo.

  5. Poxa cara, meu Whey já tem uma quantidade boa e BCAA e ainda toma o BCAA puro e tals.
    Poxa, curti esta matéria…

  6. eu queria saber como eu tomo bcaa em capsula. sera q vcs poderiam me ajudar??

  7. olá gostaria de saber como tomar o bcaa 2000,e se tem contra indicação,pessoas com gastrite podem tomar?

  8. Ola estou fazendo academia a 1 mes gostaria de saber qual BCAA devo tomar.
    Obs meu instrutor me indicou este produto

  9. Por isso que compro BCAA em pó e posso controlar as doses, além de ter um melhor custo benéfico.

  10. Antônio Rebêlo diz:
  11. O grande problema é saber se esses suplementos estão cumprindo o que dizem no rótulo. Eu não confio em nenhum. Agora, me informo sobre qual é a dosagem necessária antes e mando manipular tudo.
    Acho a industria dos suplementos altamente aproveitadora e nada confiável. Infelizmente!

  12. Nacional=placebo… use suplemento importado de marcas conhecida!

Envie um comentário