20 mai 2013

Cafeína



cafeina

 

A cafeína é um composto químico classificado como alcaloide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina. Pode ser encontrada na natureza em certos tipos de plantas e também usada para o consumo em bebidas, na forma de infusão e tem uma considerável ação estimulante no sistema nervoso central (SNC), incluindo algumas outras funções como o aumento da ação simpato-vagal, ou seja, um aumento da freqüência cardíaca com elevação da pressão arterial, alteração do metabolismo basal, aumento da secreção de suco gástrico, dentro outros efeitos adrenérgicos.

 


Porém, segundo alguns estudos, a cafeína exerce um grande efeito ergogênico (aumento de performance) quando consumida num estado anidro, isto é, quando a sua composição tem pouca ou nenhuma quantidade de água (Cafeína Anidra). Isso quer dizer que a cafeína é muito mais eficaz do que o comum café servido em chávena, o que acaba confirmando a eficiência no uso da substancia como suplemento em forma de cápsulas ou pó.

 

Outro fato importante a ser mencionado é que estudos comprovaram que a cafeína para fins esportivos deve ser consumida em doses baixas ou moderadas (cerca de 3,6 mg/kg), pois um consumo além dessa dose não demonstra nenhum efeito benéfico.

 

Com relação ao metabolismo energético, estudos recentes evidenciaram que, ao contrário do que se afirmava, a cafeína promove a ressíntese do glicogênio muscular durante a fase de recuperação, fato que acaba gerando propriedades anabólicas a mesma. Doses diárias recomendadas são em torno de 3,6 mg por quilograma de peso, porém é importante ressaltar que o fato de a cafeína ser uma substancia estimulante e adrenérgica, poderá causar efeitos indesejáveis mesmo em dosagens baixas em pacientes sensíveis a cafeína, nesse caso é bom ter bastante cautela na preparação das doses, devendo ser iniciado a administração de doses iniciais mais baixas e posteriormente ir aumentado de forma gradual. No caso de pacientes hipertensos ou com alterações cardíacas, o uso da cafeína é desaconselhado.

 

edson rosa

 

Dr. Edson Carlos Z. Rosa.
Cirurgião Facial.
Metabolismo e Fisiologia Esportiva.


Equipe Musculação Total



  








Tags: , , , ,

Envie um comentário