19 set 2010

Como manter-se motivado para treinar?



motivação para treinar
Estar decidido a iniciar na musculação, retomar os treinamentos e até mesmo já ter se inscrito em uma academia não é a parte mais difícil. Geralmente é normal uma maior motivação no começo, que costuma cair com o passar do tempo. Todos temos problemas familiares, problemas no trabalho, sofremos com as ações do tempo (frio, chuva, calor, etc.), cansaço e demora para obter o corpo desejado.

 

Nesta longa jornada que poderá durar meses e anos, você deverá buscar sempre driblar estes imprevistos e seguir firme em sua dieta e rotina de treinamento. A mente é mais poderosa que o corpo, e você não deve deixar se abater. Até mesmos grandes fisiculturistas e esportistas sofrem deste mal, porém eles não desistem.

 

Estamos trazendo hoje algumas dicas que certamente podem ajudar você a manter-se motivado:

 

1- Tenha metas e objetivos. Se você está treinando sem um objetivo claro, você corre grande risco de faltar treinos, perder rendimento e conseqüentemente se desmotivar.

 

2- Tenha um cronograma. Programe-se! Saiba com antecedência o que você deverá fazer no seu treino e faça! Preguiça e desmotivação atingirão você em cheio se não possuir um cronograma.

 

3- Acompanhe seus resultados. Marque suas medidas e a carga que costuma levantar, e procure cada vez melhorar estas marcas. Mantenha um diário. Na medida que for vendo sua evolução, sentirá cada vez mais motivação para continuar. Armazene as fotos de sua evolução.

 

4- Tenha um bom parceiro de treino. Um bom parceiro cobrará empenho de você, irá ajudar nas execuções e manter você bem mais motivado do que treinar sozinho. Seu parceiro não precisa estar necessariamente no mesmo nível que você. O importante é que ele tenha o mesmo grau de motivação e vontade que você. Seu parceiro lhe esperará diariamente você na academia e vice-versa, e este compromisso é muito importante.

 

5- Assista vídeos, veja imagens e aprenda sobre a história e rotina de seus ídolos. Grandes fisiculturistas de hoje se espelharam em grandes personalidades do passado. E isto funciona! Você sentirá-se motivado e recarregado para iniciar um dia de treino.

 

6- Mude de treino. Talvez seu treino atual não esteja rendendo bem ou esteja produzindo resultados insatisfatórios. Cansaço, desânimo e desmotivação podem ser sintomas de que seu treino não está legal. Formule uma nova rotina.

 

7- Aprenda. Busque informações sobre dietas e treinamento. Freqüente blogs e fóruns (como o Musculação Total). Saiba por que você está fazendo determinado treino e dieta, e saiba argumentar com os outros colegas de academia. Você certamente irá querer testar novas rotinas e dietas.

 

8- Esteja focado. Certamente você estará sujeito ao preconceito de amigos e familiares, a opinião negativa das pessoas que o cercam e muitos outros fatores externos. Body building é um esporte recheado de preconceitos. É normal, e você deve aprender a não dar ouvidos. O que todos querem é ouvir que você desistiu.

 

9- Academia nova. Muitas pessoas podem sofrer com as ações do ambiente que a cercam. Aquele instrutor desinformado, os colegas desinteressados, as musicas e os aparelhos estragados podem ajudar a desmotivar você. Procure um ambiente que esteja de acordo com suas expectativas.

 

10- Escolha seu horário. Algumas pessoas se sentem melhor treinando pela manhã, outras à tarde ou à noite. Não existe um melhor horário. Faça os testes e veja qual é o horário que mais agrada você.

 

11- Tire férias. Você não precisa manter-se em treinos e dietas intermináveis. Tire uma ou duas semanas de férias a cada 3, 6 ou 12 meses. Faz bem ao corpo e a alma, e não prejudicará em nada os seus resultados principalmente se for bem planejado. Nas dietas, muitas pessoas procuram fazer o uso do dia do lixo (claro, sem exageros).


Equipe Musculação Total

  






Tags: , , , , ,

19 Respostas para “Como manter-se motivado para treinar?”

  1. Estou parado há um mês e é verdade q perdemos a motivação com o passar do tempo. Todo dia penso “Hj eu volto”, estou nisso já algumas semanas. Irei refazer minhas metas e recomeçar. Ficar parado n dá…

  2. Motivar-se com até uns 2 ou 3 anos de academia não é difícil. Gostaria de dicas para manter-se motivado após 7 anos treinando, como eu, que não consegue mais ver tantos resultados. Óbvio que o hábito já está incorporado, não consigo mais ficar sem malhar, mas a preguiça anda sempre rondando. Uma dica pra se animar que funciona comigo é estabelecer metas menores, do tipo: Vou fazer x de abdominais por dia por três meses; ou alternar o uso de suplementos e ver que no que dá; o estímulo negativo também funciona: é só imaginar o seu corpo todo flácido, pequeno e cheio de depósitos de gordura. Também anima na hora, haha

  3. Eu nao consigo nem começa…

  4. Mano,eh só arrumar uma mina gata,que va com voce todos os dias…

  5. eu ja to a 5 anos querendo fazer academia mas a preguiça nao deixa..

  6. Essa foto ai do post está parecendo é que o cara toma bomba e que deu uma broxada com a minazinha ali ó!

  7. estou há quase um ano e vejo alguns resultados, são beeem lentos e às vezes não dá vontade de voltar mais para a academia, mas quando penso nas meninas bonitonas e saradonas que devem cercar meu namorado… aí corro pra academia!

  8. Adorei o site.Parabéns!!! Realmente o problema q estou enfrentando é esse ando meia desmotivada, mas essas dicas ajudam mesmo, tentando seguir é praticamente sempre um começo.

  9. Essa foto que ilustra a matéria é de uma outra campanha de anabolizantes que causam atrofia dos testiculos e como consequencia a falta de ereção.

  10. Eu tenho uma ligação bem especial com a musica minha motivação é sempre ouvindo musica e a imaginação de flash na cabeça, de “videos” que envolvam raiva. Sempre uso a raiva para conseguir motivar meus treinos, é meio cabuloso, mas é assim que consigo me manter sempre focado!

  11. Concordo com o mano acima, eu tb gosto de descarregar a raiva puxando ferro malho sempre a noite e quando anoitece ja fico instigado parecendo que vou explodir se nao gastar aquela energia! Malho a 8 anos e sinto prazer em levantar pesos e me superar todos os dias muito bom gostei da materia! focado sempre

  12. caros,
    boa noite
    começei meu treino aos quatorze anos.
    hj com quase 50 anos, não me lembro q maior alegria que ir na academia treinar, lógico depois de ver meus filhos e minha esposa.
    parem com certas desculpa. depressão é o mal do mndo
    cai pra dentro do supino filhão
    abraço

  13. tb uso dessa estratégia (raiva) principalmente nos dias que treino os levantamentos básicos (terra, agacho e supino) e costuma funcionar bem. Fecho os olhos e lembro de alguma M*** que aconteceu durante o dia e descarrego na barra, bem melhor que dar um soco no fucinho do infeliz …
    Depois do treino, quando dor pega firme, lembro-me de uma frase do Mike Mentzer:
    “A dor é temporária, a glória é eterna … “

  14. Concordo com a geral o uso da Raiva é otimo para não desanimar, mas o uso de uma boa musica que vc curte, que te lembra algo bom ou faz vc sonhar é melhor ainda, enfim… a desmotivação é algo normal em todos porem a responsabilidade em continuar aquilo que vc começou e alcançar o seu sonho de possuir um corpo perfeito, tem que falar mais alto :D

  15. Eu nãocostumo postar em sites, mas esse assunto me chama a atenção, treino a aproximadamente 1 ano e meio, e resultados eu posso afirmar com toda a certeza que encontrei, pesava 111kg, sem auxilio de suplementos ou qualquer coisa do tipo, sem acompanhamento com nutricionistas (reconheço q deveria) perdi aproximadamente 35 quilos, e tenho a meta de conseguir mais força, condicinamento e qualidade de treino a cada dia, sem ultrapassar meus limites, mas tambem sem ficar aquém deles, meu máximo, seis dia por semana tem valido a pena cada minuto, de pesos erguidos e cada km percorrido, alem de emagrecer hj posso reconhecer um ganho consideravel em massa muscular, DEUS me deu a oportunidade de malhar, eu não a perdi.

  16. raquel *=) diz:
  17. L.G vc ta de parabéns!!! é muito dificil vc se auto motivar… e conseguir manter o foco.. eu ja fui a endocrinologistas..nutriconistas.. idas e vindas de academia..e lend esse post me animei ainda mais… estou voltando pra academia e e tb arganizando meu psicológico pq ele é fundamental pra mim permanecer com a ajuda de um amigo educador fisico e personal tracei metas.. pequenas e acompanhei passo a passo as mudanças p´ra estar me motivando.. a questão que me chamou a atenção é em relação ao ambiente onde faço.. se começar a desanimar… mudooo…. muitoo bom gosteiii msm desse post..

  18. Ferdinando diz:
  19. o que me motiva, são os resultados que quero atingir, preguiça está fora do meu vocabulário, estou correndo maratonas e jogo futebol, o segredo é fazer direitinho do jeito que gosta e com um bom orientador, tanto na parte alimentar, nos treinos e cuidados com dores e machucados.
    No começo, era difícil, os resultados demoram a aparecer, pois existem muitos, e benéficos, não fique abitolado com apenas um resultado, lembre-se de tudo que pode conseguir com exercícios físicos regulares, ganhei até auto-estima e mais confiança em tudo o que faço. Bela postagem.

  20. Verdade muita gente tem preconceito e só quer ouvir a gente falar que desistimos
    mas eu NÃO vou desistir, ja estou a 9 meses treinando e o que eu mais ouço falarem é : ”aah eu quero ver daqui a um tempo se você vai ta nesse pique todo, você não vai conseguir ficar pra sempre” AI QUE ODIO
    Pra sempre eu sei que não vou né (tenho 15 anos ainda) mas por um BOM tempo (tipo até meus 40 anos quem sabe né, ou até mais)

  21. Carlos Alberto diz:
  22. legal, comecei na academia em janeiro. e exatamente o que acontece comigo, os problemas, as vezes mal estar. desanima, mas vamos em frente, foi uma decisao maravilhosa que tomei em toda minha vida, sinto meu corpo mudando. obrigado

Envie um comentário