Musculação Total

Artigos

Divisão do treino de pernas !

Artigos relacionados à musculação e aos métodos de treinamento.

Divisão do treino de pernas !

Mensagempor HULK » 17/Ago/2011, 16:18

Ai galera, segue abaixo um artigo do site dicasdemusculação.com que eu achei maneiro sobre a possível divisão do treino de pernas. Eu, particularmente, já divido meu treino de pernas porque fica mt mt difícil sair andando pra casa depois do treino (hahaha)

Saiba a melhor maneira de fazer a divisão do seu treino de pernas

Uma das dúvidas mais freqüentes, não somente das mulheres, mas dos homens também é em relação ao treino de pernas.

Mas hoje, não quero falar sobre tipos de exercícios ou exercícios compostos, mas sim, sobre a divisão fracionada ocorrida em algumas divisões de treinamentos.

Pra quem não entende do assunto, vamos basicamente dividir a perna em 3 grandes grupos: Posteriores, anteriores e panturrilhas (que são as 3 divisões mais freqüentes de treino). Geralmente cada grupo é treinado com um segundo grupo (que não envolve membros inferiores).

Mas, qual a função de subdividir as pernas em dias diferentes?

Penso que um treino de pernas básico é exaustivo o suficiente para ser realizado apenas uma vez na semana. Aliás, não conheço alguém que consiga treinar pernas com o máximo de intensidade mais de uma vez na semana.

Então, se você executa, por exemplo, agachamento livre, flexora, extensora, leg press, avsnço e gêmeos com alta carga e repetições completas, provavelmente vai necessitar de um descanso maior que 3 dias para treinar novamente o grupamento em questão. Do contrário, o rendimento será pífio. Afinal, como sabemos, o descanso é o momento onde, de fato, a musculatura cresce.

Digo isso, pois, mais comum do que a divisão múltipla do treino de pernas, é a repetição DESNECESSÁRIA (principalmente pelo público feminino) do treino.

Mas, voltando ao fator da subdivisão do treino de pernas, acho um tanto conveniente para treinos nos quais a qualidade e o foco nas diferentes regiões é o contexto principal no sentido não de volume, mas sim qualidade. Aliás, um treino de qualidade, convenhamos, com a maioria das pessoas, apresenta uma recuperação um tanto quanto mais rápida. Em tempo, quando digo treino de qualidade, me refiro a treinos que exercem um foco específico nas mínimas partes da musculatura, sem visar lá grande volumização dos membros inferiores, justamente pelo trabalho, na maioria dos casos, submáximo em força.

Mas, como fazer essa subdivisão?

A primeira coisa que devemos fazer e observar a distribuição total do treino. Em segundo, a quantidade de exercícios para o grupamento (e também de séries) e, claro, do treino como um todo. Em terceiro, devemos observar a sinergia muscular envolvida no processo. Por exemplo, seria conveniente realizar um treino de posteriores da coxa e no dia seguinte realizar levantamento terra? Ou ainda, seria proveitoso realizar agachamento livre na segunda-feira e leg press na terça-feira? Provavelmente não!

Todavia, um bom exemplo de sinergia, poderia ser definido como executar o treino de posteriores na segunda feira, com levantamentos terra, na terça, executar o treino de panturrilha e, na quinta-feira ou sexta-feira o treino de anteriores vulgo quadríceps. Perceba os dias estão divididos de maneira em que um não interferirá significativamente no outro. Essas divisões podem ser obviamente alteradas e, claro, é importante que saibamos brincar com os diferentes treinos e suas diferentes visões, a fim de não estagnar ou sempre permanecer no mesmo estímulo muscular.

Bons Treinos!

Artigo escrito por Marcelo Sendon
"Nunca esteja satisfeito com seu desenvolvimento, aprenda a amar o desafio e, o mais importante, permaneça faminto!" Arnold Schwarzenegger
HULK

Re: Divisão do treino de pernas !

Mensagempor Hdmax » 09/Set/2011, 00:01

Boa Hulk!!

so agora que vi esse artigo.. muito bom o texto..

valeu pela contribuição!

abs.
Eu Uso e Recomendo
MULTIOX CompreAgora http://www.douradoalimentos.com.br
Imagem

Consultoria Esportiva Fernando HD
Experiencia + Competencia = REULTADO!

Contato: https://www.facebook.com/Fernand0Hd
IG @fernand0hd
Hdmax

Re: Divisão do treino de pernas !

Mensagempor HULK » 09/Set/2011, 00:20

vlw Hidro...eu não constumo ficar lendo mt coisa de fora daki do fórum...porque eu passo o dia td estudando pra concurso (sabe como é né)

mas quando eu vejo algo interessante sempre coloco aki

abraço modera
"Nunca esteja satisfeito com seu desenvolvimento, aprenda a amar o desafio e, o mais importante, permaneça faminto!" Arnold Schwarzenegger
HULK

Voltar para Artigos

Entrar

Musculação Total