1 abr 2013

Malto e maltodextrina: o que é, e como usar



Malto e Maltodextrina

 

Maltodextrina é um suplemento relativamente barato, e que tem um papel muito importante para você praticante de musculação ou outras atividades físicas. Mas você sabe o que é a maltodextrina e como usar?

 


Maltodextrina ou somente malto, como é chamado, é um carboidrato complexo e de alto índice glicêmico (alto IG), resultado da hidrólise do amido ou da fécula. Como suplemento, a Anvisa permite o uso por atletas. É utilizado especialmente para fornecimento ou reposição de energia, e também quando é desejado um pico de insulina no organismo, como no período pós-treino.

 

Maltodextrina ou dextrose?

 

Maltodextrina é alvo de muita confusão com a dextrose. Teoricamente a absorção da maltodextrina seria mais lenta e gradativa que a dextrose, sendo indicada para uso antes e durante o treinamento, enquanto a dextrose indicada para uso no período pós-treino. Porém, devido a estrutura muito próxima de ambas, a diferença é quase nula em termos práticos. Atletas costumam utilizar a maltodextrina no pré-treino, intra-treino e pós-treino, enquanto a dextrose é utilizada no pós-treino. Muitos preferem utilizar somente a maltodextrina pelo seu custo menor.

 

Como usar o malto ou maltodextrina?

 

Utilizando 15 minutos antes do treino, pode-se obter um aumento nos níveis de energia e capacidade de contração do músculo. Também pode ser utilizado durante o treinamento, embora não se mostre necessário para sessões inferiores a 60 minutos. Algumas pessoas parecem não ter uma boa tolerância a carboidratos de alto IG antes e durante o treinamento, devido a hipoglicemia de rebote, então a individualidade e necessidade de cada pessoa deve ser observada. Após o treinamento é utilizado para reposição imediata de nutrientes, ajudando no transporte, início da recuperação e anabolismo.

 

Sugestão de suplementação pré-treino

 

Suplementação para iniciantes:
- 30g de maltodextrina
- 25g de whey protein

 

Suplementação para intermediários:
- 35g de maltodextrina
- 25g de whey protein
- 10g de creatina

 

Suplementação para avançados:
- 40g de maltodextrina
- 25g de whey protein
- 10g de glutamina
- 4g de BCAA
- 10g de creatina

 

Sugestão de suplementação pós-treino

 

Suplementação para iniciantes:
- 30g de dextrose
- 50g de whey protein
- 10g de creatina

 

Suplementação para intermediários:
- 20g de dextrose
- 20g de malto
- 50g de whey protein
- 6g de BCAA
- 10g de creatina

 

Suplementação para avançados:
- 25g de maltodextrina
- 25g de dextrose
- 50g de whey protein
- 6g de BCAA
- 10g de creatina
- 10g de glutamina
- 500mg de vitamina C

 

Maltodextrina engorda?

 

Depende. Em doses elevadas e fora do contexto de uma dieta bem equilibrada, pode favorecer o acúmulo de gordura corporal já que é um alimento calórico. Usado de forma correta e em uma dieta equilibrada, você irá usufruir de todos os benefícios da maltodextrina.

 

Contraindicações e efeitos colaterais da maltodextrina

 

Nas doses indicadas pelos fabricantes o produto não apresenta efeitos colaterais. Porém, a maltodextrina é calórica e aumenta a produção de insulina, sendo necessário um cuidado e controle. Diabéticos devem receber orientação especial. Em doses elevadas pode causar diarréia, náuseas e vômito. Cada pessoa tem suas necessidades e objetivos, utilize somente com orientação e indicação de um médico ou nutricionista.


Equipe Musculação Total



  








Tags: , , , , , , , , ,

Uma resposta para “Malto e maltodextrina: o que é, e como usar”

  1. Excelente ás dicas.

Envie um comentário