22 jul 2013

O que é fat burner



o-que-é-fat-burner

 

No começo há muitas dúvidas, não é mesmo? O que é fat burner? O que é termogênico? Quem está buscando perder de peso, e está iniciando agora no mundo das atividades físicas, dietas e suplementos alimentares, logo esbarra em um termo muito comum: o fat burner. Vamos aprender um pouco mais sobre o que ele é e o que faz.

 


Fat burner são suplementos alimentares queimadores de gorduras, suplementos termogênicos ou apenas termogênicos. É uma categoria de produtos que ajudam a acelerar nosso metabolismo e aumentar a temperatura corporal (entre outras funções secundárias), aumentando nosso gasto energético (queima de calorias), que é o ponto chave para quem procura perder peso ou, melhor que isto, perder gordura.

 

Antes de mais nada é importante destacar que certos alimentos (como a pimenta, gengibre, chá verde e canela) também possuem esta ação “fat burner” ou melhor, termogênica, então não é um benefício que você somente irá obter através dos suplementos ou produtos vendidos em casas especializadas. Até mesmo aumentar a ingestão de água gelada pode contribuir para a perda de peso. Uma dieta bem planejada sempre ajudará a dar um ‘empurrão’ na queima de gordura e emagrecimento, sem o uso de suplementos, o que não tira sua importância principalmente quando precisa-se de praticidade.

 

Um exemplo de suplemento fat burner que pode ser encontrado no mercado nacional é o Lipodrol IntegralMédica. A composição dos suplementos fat burner costuma variar muito de fabricante para fabricante, inclusive muitos dos produtos vendidos (principalmente os termogênicos importados) possuem uma formulação proprietária, com um mix de ingredientes que fogem um pouco do escopo deste artigo. Abaixo trazemos uma listagem dos elementos mais comuns vistos em suplementos fat burner:

 

- Estimulantes;
- Estimulantes da tireóide;
- Redutores de apetite;
- Agentes lipolíticos;
- Transportadores de gordura;
- Controladores de insulina;
- Bloqueadores de carboidratos;
- Reforçador de humor;
- Diuréticos;

 

Com uma dieta bem estruturada contendo os alimentos termogênicos certos e, com o auxílio destes suplementos fat burner, é possível aumentar em até 5% ou 10% seu gasto energético, além dos outros benefícios, como os citados na listagem acima. Pode não parecer muito, mas se pensado a longo prazo pode representar uma grande diferença.

 

Não pode ser deixado de lado um fator determinante na queima de gordura e perda de peso: o déficit calórico. Por mais que os fat burner ou alimentos termogênicos possam lhe ajudar, somente existindo um déficit calórico na sua alimentação você conseguirá o efeito esperado. O déficit você só consegue atingir de duas formas: controlando a dieta e com execícios físicos. Este é inclusive o maior erro cometido no uso destes produtos. Na vontade de que se tenha um produto milagroso, que promova resultados sem nenhum esforço em matéria de dieta ou exercícios, eles são consumidos por si só sem nenhum cuidado com alimentação e exercícios, o que resulta em pouco ou nenhum resultado, não valendo o custo versus benefício. Isto também resulta na incorreta avaliação da eficiência de um produto.


Equipe Musculação Total



  








Tags: , , , , , , ,

Uma resposta para “O que é fat burner”

  1. Olá treino a 6 meses..tenho 15 anos e quero começar a tomar fat burner ..tem problema por causa da idade ?

    Com dieta balanceada tem um resultado “ rapido“ ?
    Obrigaaaada aguardo sua resposta!

Envie um comentário