25 jul 2013

O que é whey protein



o-que-é-whey-protein

 

Whey protein é o suplemento alimentar mais vendido no mundo. Entre os benefícios diretos e indiretos mais citados está a contribuição para o aumento e manutenção da massa magra, redução da gordura, atividade antioxidante, melhora do desempenho físico e sistema imunológico. Conheça um pouco mais sobre o whey protein.

 


O que é whey protein?

 

Whey protein é o nome comercial da proteína do soro do leite, suplemento alimentar mais vendido no mundo e muito conhecido especialmente entre os esportistas. Obtida do soro do leite durante o processo de fabricação do queijo, o whey protein possui proteínas de alto valor biológico e capacidade de absorção pelo organismo. O whey protein possui um elevado teor de BCAA e aminoácidos essenciais, com destaque para a leucina que, segundo pesquisas, demonstra sua participação no processo de síntese protéica.

 

Tipos de whey protein

 

Whey protein concentrado: é a opção mais comum, barata e encontrada no mercado. O produto final possui geralmente cerca de 70% a 80% de proteínas, e parte do restante dividido entre gorduras e carboidratos. Possui lactose. É uma fonte de proteína muito rica e útil para a grande maioria dos consumidores finais.

 

Whey protein isolado: sua concentração de proteína é maior em relação ao whey protein concentrado, devido ao melhor processo de filtragem. O produto final possui cerca de 90% a 95% de proteínas, e pode chegar a quantidade zero de carboidratos, gorduras e lactose, o que represenda uma grande diferença em determinadas dietas. O valor biológico também é mais elevado, bem como seu custo.

 

Whey protein hidrolisado: este whey protein passa por um processo de hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O tempo de absorção e a qualidade do produto final é ainda superior ao whey protein isolado. O custo também é muito mais elevado.

 

Estes são os tipos mais comuns de whey protein, porém costuma existir muita variação entre os fabricantes, que podem fazer um mix entre estas variadas fontes, e ainda enriquecer com aminoácidos e enzimas digestivas, vitaminas e minerais, carboidratos, entre outros. É sempre muito importante ler o rótulo e consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar o uso de qualquer produto, pois somente eles poderão avaliar qual o melhor produto para você.

 

Eficácia e evidências científicas

 

Existem muitos estudos em torno do whey protein, mas a segurança e eficácia ainda não está provada para todas as suas indicações. Mais estudos são necessários para identificar a eficácia e os benefícios do whey protein.

 

Efeitos colaterais

 

Como dito acima, algumas das variações do whey protein podem possuir lactose, podendo assim apresentar efeitos colaterais em quem possui a intolerância a lactose. Em alguns casos a presença de carboidratos, gorduras pode não ser desejada também. Cada produto costuma possuir variações e suas particularidades, motivo pelo qual cada componente da forma deve ser analisado em conjunto com seu médico ou nutricionista para verificar se não trará consequências negativas.


Equipe Musculação Total



  








Tags: , , , , , , , ,

Envie um comentário