20 mai 2010

Para queimar: musculação ou aeróbico?



musculação ou aeróbico

 

Em algum momento nos deparamos com a dúvida do que seria melhor para queimar a gordura corporal. Entre muitos mitos destacamos o de que os exercícios aeróbicos de baixa intensidade e longa duração seriam mais eficientes, ou ainda o de que somente com exercícios aeróbicos poderíamos perder gordura. Certamente eles possuem sua importância, porém a musculação se mostra até mais eficiente na hora de queimar gordura.

 

 

Para entender a grande vantagem da musculação primeiramente temos que entender o benefício da massa muscular. Mais massa muscular significa maior utilização de energia por unidade de massa magra, aumento do metabolismo de repouso e maior utilização de gordura (até mesmo enquanto estamos dormindo). É aonde entra a musculação que, não somente queima calorias e reduz o percentual de gorduras, como também possui a capacidade de manter ou até elevar o metabolismo de repouso. Por outro lado, por mais que você possua um ótimo condicionamento aeróbio, de nada irá contribuir para o aumento de massa muscular e conseqüentemente para o aumento deste metabolismo. Você poderá reduzir sua massa magra e assim diminuir o metabolismo de repouso, o que pode prejudicar seus resultados a médio e longo prazo.

 

O seu metabolismo de repouso nunca irá aumentar, a menos que você ganhe massa muscular, e só com os exercícios resistidos isto será possível.

 

Outro fator que devemos levar em consideração também, é que exercícios aeróbicos com um pouco mais intensidade podem não ser interessantes para todas as faixas de pessoas, devido ao seu grande esforço cardiovascular e impacto em articulações. Caso a caso deve ser estudado sob a orientação de um profissional.

 

Exercícios aeróbicos possuem sua importância e devem ser feitos. Então a idéia apresentada não é que você simplesmente deixe de fazê-los, e sim mostrar que exercícios resistidos podem ser seus aliados no quesito queima de gordura. Formule bem seus objetivos, sempre lembrando da importância da dieta adequada em conjunto ao seu programa de treinamento. Na dúvida, sempre procure orientação profissional antes de iniciar qualquer programa de treinamento ou dieta.

 

Bons treinos.
Equipe Musculação Total.

 


Equipe Musculação Total



  








Tags: , , , , , ,

11 Respostas para “Para queimar: musculação ou aeróbico?”

  1. Que isso!? que tanto de besteira!
    É claro que o Metabolismo aumenta sem necessáriamente aumentar a massa muscular! um bom exemplo é o atleta de maratona! ele tem um metabolismo melhor (maior – que qualquer um que não pratique maratona) e é tem pouca massa muscular magra! isso se deve ao aumento, também, de mitocôndrias no musculo, aumentando consequentemente a velocidade e o consumo de O2, produzindo mais energia!

    Pelo amor de Deus, quem ler este artigo, desconsidere!
    O aumento da massa muscular realmente aumenta o consumo de O2, mas a fração em comparação com o Exercício Aeróbico é minima, micro, nano!

    No final o importante é comer bem e praticar exercício!
    se for para imagrecer, dê privilégio para o aeróbico! mas não deixe a musculaçãode fora pq ela tem inumeros benefícios, mas imagrecer com musculação é bem mais difícil!…

    Sam

  2. O que o pessoal deve desconsiderar é o que você disse Sam.

    Preste atenção no texto!! Está falando sobre o metabolismo de repouso, e não o metabolismo durante atividade fisica. Se informe um pouco mais antes de comentar qualquer coisa, pelo amor de Deus.

    Presta atenção no artigo e não fala asneira.

  3. Enfim, não tenho muito o que reclamar a não ser a dúvida que creio eu que é minha e de MUITAS OUTRAS PESSOAS, é a gordura LOCALIZADA….pra quem tem pouca gordura em todo o corpo mas em alguma parte acontece o estoque do mesmo…

    os homens reclamam da regiao recto inferior do abdomem, e as mulheres também dessa área e da coxa….
    alguém poderia esclarecer qual a melhor maneira de queimar essas sem perder massa muscular?porque como citado no texto, aerobicos de muita intensidade queima a massa magra ,que é muito dificil de ser conquistada![eu sei que uma dieta, feita com um bom nutricionista é o ideal, mas pergunto sobr a forma de como aplicar o aeróbico para este propósito]
    muitissimo obrigado desde já.

  4. Gustavo Barquilha diz:
  5. Nossa quantos elogios em um mesmo post…rs
    Acho que têm alguns pontos importantes a ser considerado sobre essa matéria!
    Primeiramente, de uma forma geral, o treinamento de força gasta menos calorias do que exercícios aeróbios DURANTE O EXERCÍCIO. Lógicamente que se comparar maratonistas com individuos que pratica musculação, é sacanagem né.
    Porém, também de uma forma geral, o treinamento de força aumenta mais o gasto calórico após o exercício quando comparado com o exercício aeróbio. Isso tudo quando o treinamento de força e o aeróbio são em intensidades parecidas.
    Mas a musculação têm outras vantagens quando associada com exercícios aeróbios e com dieta. A musculação preserva a massa muscular quando se quer perder peso, além de poder aumentar a massa muscular em alguns casos, o que aumenta o metabolismo de repouso. Porém, seu metabolismo de repouso pode aumentar também com exercícios aeróbios, mas menos do que quando se treina força.
    Além disso, a musculação aumenta a força muscular, o que melhora a qualidade de vida!
    Em resumo, faça musculação, aeróbio e dieta e emagreca com saúde.
    Prof. Mestre Gustavo Barquilha

  6. Vladimir diz:
  7. Tenho uma maior sudorese ao aumentar a minha massa muscular.
    Alguem pode falar alguma coisa sobre isso?

  8. concordo com o artigo, na musculaçao, voce faz um esforço muito maior, portanto, consome mais energia, prinmcipalmente quando se treia serio e com exercicios como terra, agachamento, cavalinho, revada curva…. qto maior o esforço, maior a queima… esse negocio de 3×15 pra definir eh a maior bobagem….

  9. Ricardo Negão Aracaju diz:
  10. Se esse Sam for profissional da área, corram dele!!!!
    O cara está louco!!!!

  11. Só atenção a seguinte consideração:
    A MUSCULAÇÃO é um exercício de PREDOMINÂNCIA AERÓBIA.
    Durante a atividade COMPLETA de musculação, o predomínio do metabolismo utilizado para gerar energia vem de vias AERÓBIAS.
    Não é necessário ficar separando as vias metabólicas, como muitos costumam fazer. O que varia, na verdade, é apenas a predominância de uma via sobre a outra, apenas isto. Os metabolismos AERÓBIO e ANAERÓBIO são INTERDEPENDENTES na prática da musculação, onde àquele predomina sobre esse. Para a geração da maior parte da energia que nosso organismo necessita durante a atividade em questão, o oxigênio faz-se presente, principalmente no processo de ressíntese da PC (fósforo-creatina), que é feito durante o intervalo entre séries. É ERRADO (e muito errado), dizer que a Musculação é uma atividade 100% anaeróbia… pensem bem antes de falar…

  12. Adorei o blog…
    tenho 42 anos, faço musculação à 4 anos e gostaria de saber se realmente preciso me alimentar após o treino, porque muitas vezes não tenho fome, me alimento corretamente durante o dia e estou no peso ideal. Posso trocar a alimentação por algum tipo de suplemento?
    Se alguem puder me ajudar agradeço!

  13. Vera > Após o treino é sempre bom fazer uma refeição sim, de preferencia liquida com carboidratos simples. para repor o glicogenio gasto durante a atividade

  14. Ola.gostei muito do site…muito bom.gostaria de saber Que series teria q fazer.posto q faco classes de zumba.Gap e bodypump.e Qdo sobra um tempo faco musculação.sabendo q tenho q perder gordura.porquê tenho 80 quilos e tenho 1.60.

Envie um comentário