30 set 2010

Qual usar: maltodextrina ou dextrose?



maltodextrina dextrose
Existem muitos mitos quando o assunto é a diferença entre maltodextrina e dextrose. Esta é uma dúvida muito comum principalmente para quem está entrando neste mundo dos suplementos, e que estaremos buscando deixar claro hoje.

 


Entendendo os conceitos de carboidratos simples, complexos e do índice glicêmico (IG) dos alimentos

 

Carboidrato simples é aquele com estrutura química molecular de tamanho reduzido, são digeridos e absorvidos rapidamente, produzindo um aumento repentino na taxa de glicose no sangue. Os carboidratos complexos possuem um estrutura química maior, mais complexa, são então digeridos e absorvidos mais lentamente, ocasionando um aumento menor e gradual da glicemia. Por fim, cada carboidrato tem uma diferente velocidade para entrar na corrente sanguínea. Quanto mais rápido o seu ingresso, maior a liberação de insulina. Alimentos que afetam muito a resposta da insulina possuem um alto índice glicêmico e, alimentos que afetam pouco, possuem um baixo índice glicêmico.

 

O que é maltodextrina e dextrose

 

Dextrose é um carboidrato simples, de alto IG, que possui uma rápida absorção e um alto pico de insulina.

 

Maltodextrina é um carboidrato complexo, de alto IG, que possui uma absorção mais lenta e gera um alto pico de insulina, muito próximo ao da dextrose.

 

Conclusões

 

Quanto ao pico de insulina, notamos que ambas praticamente não possuem diferenças. As duas promovem uma alta liberação de insulina. A grande diferença ficaria então por conta do tempo de absorção. Porém, a união dos compostos que formam a maltodextrina são fracos e extremamente simples, fazendo com que a digestão dela seja apenas pouca coisa mais lenta.

 

Na prática, esta diferença é mínima e talvez tão pouco seja percebida. Se o objetivo é repor o glicogênio ‘perdido’ durante um treinamento e, dar um pico de insulina para aumentar a absorção de outros nutrientes, como a proteína, ambos farão bem o papel. Ficando assim a diferença no preço o maior diferencial entre uma e outra.


Equipe Musculação Total

  






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14 Respostas para “Qual usar: maltodextrina ou dextrose?”

  1. joão paulo diz:
  2. Eu tomo meu shake pós treino com, aveia em flocos[misturados!],que tem ferro proteina e fibras, e bastante carboidratos,porém oindice glicemico é baixo….

    é bom ou ruim????meu corpo usara o whey comofonte de energia ?mto obrigado desde ja;)

  3. Nunca tomei nenhum dos dois. Já tomei antes o NOShotgun, e foi o que melhor me deu resultado pré-treino.

  4. Melhor é AÇUCAR MASCAVO
    MELHOR CUSTO BENEFÍCIO PARA ESSE HORÁRIO.

  5. esse suplemento engordar ?

  6. os suplementos maltodextrina e dextrose não tem a finalidade de engordar, mas de repor a energias fasendo com que assim você nao perca as calorias gastas em seu treino.
    Ja me falaram que maltodextrina da barriga mas vai de cada usuario.

  7. cara quer um bom resultado,tome 3 gr de bcaa antes treino,e 4gr bcaa+malto no pos,pra mim ta funcionando e muito,nao tomo whey me da dor de barriga,bcaa e muito bom e é em capsulas

  8. Bom, tomo malto depois com Whey isolado, procuro aumento gradual de massa muscular, dor de barriga não dá como no colega aí ehhehe, mas há aumento de gasessss ahahha, mas de qq maneira, tb tomo bcaa, mas 1 capsula com 800mg de bcaa não dá para comparar a uma dose de whey de 40.000mg (40g), sabendo claro, que tem bcaa em qq whey, onegócio é ficar com os 2, mas para aumento de massa muscular magra, só o bcaa não vai dar conta!! abç

  9. Tomo maltodextrina há muitos anos e hj em dia não consigo malhar sem tomar.

  10. Marcos D'azevedo diz:
  11. em geral tomo um cafe da manha rapido( e fraco, leite e uns biscoitos), e malho pela manha bem cedo, penso em tomar maltodextrina durante o treino, apos o treino tomo uma massa.
    alguem tem uma opinião ai pra me ajudar?

  12. Nilson Inacio da Silva diz:
  13. Atualmente uso Dextrose, mas não estou tendo resultados tão satisfatórios, tomo 1 hr antes e após o treino, fico fatigado na 3 repetição (faço 4 séries de 10 repetições), também uso Whey 3.

  14. Nilson, você está fazendo errado.
    Não é para ingerir carbo de alto IG antes do treino (nem durante), mas sim DEPOIS do treino. Tome a dextrose juntamente com uma proteína (WHEY, por exemplo) APÓS o treino.
    Antes do treino prefira um carbo de baixo IG, como pão integral e outros.

    Sds.

  15. Graziella diz:
  16. Boa Noite!! rapazes sou nutricionista e estou fazendo especialização.. é muito importante todos entenderem que uma alimentação correta feita de 3 em 3 horas, pois mantém o bom funcionamento do metabolismo, melhora a queima e gordura e evita vários picos de insulina durante o dia todo. Resultado – menos acúmulo de gordura corporal, mais alimentos aos músculos e um corpo mais definido! é importante fazer a refeição Pré-treino, Durante e Pós-treino. o suplemento é a base de dextrose e maltodextrina é usado durante o treino mas com quantidades moderadas. Procurem uma NUTRICIONISTA para fazer uma avaliação e uma orientação mais completa de como fazer essas refeições, pois o consumo dos alimentos errados podem não trazer resultado eficaz. boa sorte a todos.

  17. nilson nao fassa isso nao a dextrose e pós treino..te recomendo tomar maltodextrina misturado com creatina 30 minutos antes do treino e wey com dextrose e creatina depois do treino.obs.2 gramas e meio d creatina antes e 2 gramas e meio depois.nao tome mais q isso.sei q o certo e tomar creatina no pós treino mas tou tomando no pré misturado com malto pra dar mais força e gás..sem creatina eu malhava braço com 15 cada lado agora tou malhando com 20 cada lado..mais tem q ir focado e determinado pra malhar pesado e corretamente..pois sem dor sem ganho d massa muscular.

  18. nilson mas quando voc for malhar pesado malhe junto com um amigo pra te dar um pequeno leve e mais autoconfianca assim voc pegara mais resistencia e aumentarar mais ainda as cargas..malhe pesado mas malhe com o peso q voc aguenta e melhe corretamente..ao tomar creatina tome muita agua quando vc tiver malhando..beber bastante agua e esencial..pois boa parte dos musculos e constituido d agua..creatina e tudo d bom…

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