23 out 2015

Quando usar cada tipo de Whey Protein



suplemento-pre-treino

 

Nutricionista da GSuplementos explica quando usar cada tipo de Whey Protein

 

O Whey Protein, que vem sendo consumido em maior quantidade e frequência a cada dia, é o resultado de uma série de processos industriais que são aplicados ao leite. O suplemento é procurado por frequentadores de academias e também praticantes de atividade física em geral. Por definição técnica apenas as proteínas do soro do leite podem ser chamadas de Whey Protein.

 


A funcionalidade das proteínas do soro do leite tem sido relacionada a sua capacidade de estimular a produção de glutationa celular. Via de regra todas as versões atendem as necessidades proteicas de um individuo normal. Porém cada uma das versões do produto foi criada para atender um tipo de publico.

 

Whey Protein Concentrada (WPC)

 

Este produto pode variar e ter na sua composição entre 35 a 80% de proteínas na sua formulação, pode ainda ter gorduras e carboidratos além de micronutrientes como vitaminas e minerais. As proteínas na versão concentrada seriam indicadas para pessoas comuns, saudáveis, que possuem uma alimentação balanceada. Independente de ter como objetivo o aumento de massa muscular ou redução das gorduras, este produto atende a sua necessidade. Suas proteínas são absorvidas rapidamente e promovem todos os benefícios descritos acima.

 

Whey Protein Isolada (WPI)

 

Somente os produtos que possuem uma concentração maior do que 90% de proteínas podem ser chamados de isolados. Quantidades mínimas de carboidratos e gorduras podem estar presentes neste produto, além das vitaminas e minerais presentes naturalmente no leite. As proteínas na sua versão isolada são indicadas para pessoas com intolerância a lactose, esta versão do produto apresenta nenhuma ou apenas frações dos hidratos de carbono do leite.

 

Devido a menor presença de carboidratos e de gorduras, as proteínas serão absorvidas mais rapidamente do que o produto na sua versão concentrada. Devido aos métodos de extração e composição do produto são atribuídas maiores vantagens nutricionais a este produto em relação ao concentrado.

 

Whey Protein Hidrolisado (WPH)

 

Este produto é feito com as proteínas do soro do leite (WPC ou WPI), mas recebe ainda a aplicação de um outro processo tecnológico chamado de hidrólise. O resultado deste processo é a quebra das proteínas com exposição de partículas menores chamados de aminoácidos. O resultado é um produto que terá uma velocidade muito grande de absorção. A versão hidrolisada seria mais indicada para indivíduos que possuem uma grande necessidade proteica (como os atletas), portadores de diabetes também são beneficiados (devido a regulação da glicemia).

 

Esta versão de whey contem peptídeos (estruturas proteicas) de pequeno tamanho, di e tripeptídeos, que serão absorvidos numa velocidade significativamente maior, tanto em relação às proteínas como aos aminoácidos os peptídeos, obtidos pela proteólise das proteinas, podem ser capazes de conservar e ampliar sua atividade funcional estimulando a síntese de glutationa e sendo provavelmente metabolizados num período de tempo mais curto.

 

Este texto foi elaborado por Diogo Círico, Nutricionista Esportivo R.T. Growth Supplements. CRN 10 – 2067

 


Equipe Musculação Total



  








Tags: , ,

Envie um comentário