23 out 2012

Tight Lacing e a Musculação



 

O que é “Tight lacing”

 

No português, apertamento de laço numa tradução literal, é o nome dado à prática de usar um corset devidamente estruturado, por longos períodos, no intuito de alterar a silhueta reduzindo a cintura (ou perímetro abdominal). O corset exerce uma forte pressão na região da cintura, o que faz as costelas se reacomodarem, diminuindo efetivamente a cintura.

 


 

Como surgiu

 

Ainda não foi possível precisar quando o corset surgiu. Porém, sabe-se que os antigos gregos já usavam uma espécie de espartilho. Sabe-se também que a vestimenta já acentuava a silhueta feminina desde os séculos XIII e XIV, espalhando a sua popularidade para outros países.
(rousecorset.com)

 

 

Atualmente do que é feito e como são feitos os corsets

 

As peças são feitas sob medida para cada pessoa, logo, não podem serem compartilhadas. São confeccionados pelas “corsetmakers”, onde elas cuidadosamente elaboram a peça afim de que estejam dentro da estrutura do corpo de cada indivíduo para que não machuque, cause muito desconforto entre outros problemas que podem se agravar, se não forem feitos por uma pessoa especializada ou então, simplesmente comprar uma peça importada sem padrões e qualidade suspeita.

 

Os corsets levam materiais de aço rígido e espiralado, as barbatanas espiraladas (barbatanas são hastes que dão sustentação para o corset) essas ficam em lugares onde pode-se moldar a medida que se aperta o laço nas costas, na frente geralmente utilizam-se de uma “barbatana de aço chamada busk”, essa não é flexível, dando um aspecto de “barriga chapada” mesmo para as que tem gordura localizada no local*.

 

O tecido interno geralmente em algodão para acolher a transpiração, uma entretela intermediária entre o tecido interno e externo para dar estrutura a peça, e poder puxar no laço sem que danifique o corset ou ao puxar fique desproporcional (saltando gordurinhas ou acúmulo de pele em um só lugar, isso acontece em geral com peças importadas de baixa qualidade).

 

 

Benefícios:

 

Além dos estéticos como mostra nas fotos, ele ajuda quem deseja uma cintura mais fina, diminuir o aspecto de costelas saltadas, na correção da postura, cuidados com a dieta (quem sai por aí comendo o que bem entender não vai conseguir usar o corset porque vai incomodar), e até em alguns desvios de coluna. No último caso imprescindível a consulta a um médico ortopedista.

 

Vamos ao ponto: o que o corset pode ajudar na musculação e melhor, o que a musculação pode ajudar com o uso do corset

 

Para as praticantes do “tight lacing”, a prática de exercício deveria ser uma máxima obrigatória, pois os músculos ali comprimidos podem atrofiar, além de que a circulação sanguínea do corpo com a prática de exercícios melhoram todo os tecidos do corpo, até mesmo a própria pele. Um motivo a mais para se praticar exercícios, principalmente a musculação onde se visa “moldar o corpo”, além do mais todo atleta consciente mantém uma alimentação saudável e balanceada, o que pessoas que não se exercitam nem sempre levam isso em consideração. Quando se fala de dieta balanceada não se aborda só o número de calorias ingeridas por dia, vai muito além disso, e para os praticantes conscientes da musculação isso é levado muito a sério.
Já o “tight lacing” para quem pratica musculação é perfeito para quem ergueu muito peso e “saltou” as costelas, ou já nasceu com as costelas saltadas, para pessoas que querem afinar a cintura, corrigir a postura por exemplo, agora, enquanto se está no computador, ou então assistindo televisão. No quesito postura o corset é ótimo, pois não tem como sair da postura com um corset no corpo!

 

 

Ele é amplamente usado pelas mulheres, porém existem corset para homens!

 

Funciona?

 

Funciona. Tanto que se tem um recorde da cintura mais fina do mundo, onde ela trabalhou anos após anos afim dessa conquista, sendo mãe de 3 filhos e uma cintura de 38,1cm. Obviamente esse foi o objetivo dela e não quer dizer que seja bonito, mas para mostrar que nosso corpo pode ser moldado, e com isso conquistarmos uma qualidade de vida melhor já que estamos falando em dietas corretas, boa postura e a prática constante de exercícios físicos.

 

Quanto custa e quanto tempo tem de se usar:

 

Um corset bem feito tem preços que variam de R$200 a números que passam dos R$1000, pois, há pessoas que o usam como peças de roupa, e aí tudo está suscetível desde o nome do corsetmaker até grifes. Mas o que interessa é a funcionalidade.
Os corset “underbust” são os mais recomendados para a prática do “tight lacing”, aqueles que pegam abaixo dos seios. Mas também existem modelos que podem substituir com muita classe roupas da parte de cima.
Quanto o tempo a se usar depende da determinação de cada pessoa, varia entre 2 horas até 8 horas para as que fazem mesmo essa prática. Assim como exercícios físicos, é importante que se faça todos os dias, no mínimo de 2 horas e o resultado começa aparecer rápido pois, a medida que vai se apertando o corpo vai se habituando. Obviamente cada pessoa deve encontrar o seu limite, pois uma pessoa que pratica musculação não vai querer ficar com um corpo totalmente desproporcional!

 

Fica a dica: principalmente para mulheres que apreciam cintura delgada e ainda não criaram coragem de enfrentar uma academia: musculação ajuda diminuir senão eliminar a gordura localizada no abdome. *Quem faz a prática do “tight lacing” pode ter sua gordura movida para as extremidades do corset, ou seja, assim como uma calça jeans apertada deforma o corpo, o corset para quem não pratica exercícios e tem gorduras localizadas, também terá seu corpo deformado já que a gordura vai parar “nas extremidades do corset” (quem faz exercícios regularmente não precisa se preocupar com esse detalhe). E para as pessoas que praticam musculação e querem dar um “up” na cintura, “diminuir estômago” (costelas), também é uma ferramenta a mais. Para todos os casos de dúvidas quanto a dieta ou problemas de coluna, ossos, etc., consultar um profissional da área.


Equipe Musculação Total



  








Tags: , , , , ,

2 Respostas para “Tight Lacing e a Musculação”

  1. Gostaria de saber onde encontrar cintas para afinar a cintura. Obrigada

  2. fatima lima diz:
  3. Gostaria de saber onde encontrar cintas para afinar a cintura. Obrigada

Envie um comentário